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Business Model Canvas para Revistas Científicas: Gerando, Entregando e Capturando Valor

Ter um modelo de negócio é essencial para qualquer empreendimento, seja ele público ou privado, com fins lucrativos ou não e independentemente de seu tamanho ou setor, pois ele oferece uma estrutura organizada para entender e comunicar como a empresa, o projeto ou o empreendimento opera, cria valor e gera resultados.

Para uma revista científica, foco preferencial de nossos textos por aqui, a aplicação de um modelo de negócio pode auxiliar os seus executivos (gestores ou editores) a ter uma visão estratégica sobre todas as dimensões, internas e externas, que afetam a sustentabilidade do periódico e os objetivos que se pretende alcançar.

No texto de hoje venho apresentar a metodologia Business Model Canvas, ou Modelo de Negócios Canvas, que utiliza o Design Thinking para descrever, de maneira visual e intuitiva, a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor para o seu público, adaptando o modelo e os exemplos para a realidade das publicações científicas.


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O que é o Business Model Canvas?

O Business Model Canvas é uma representação gráfica criada pelos suíços Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, que simplifica a complexidade de um modelo de negócios em 9  nove dimensões que cobrem os três pilares conceituais da definição de modelo de negócios¹:

 Osterwalder e Pigneur (2010, apud Bonazzi e Zilber, 2014) Osterwalder e Pigneur (2010, apud Bonazzi e Zilber, 2014)

  1. Criação de valor
    1. Proposta de valor
    2. Parcerias-chave
    3. Atividades-chave
    4. Recursos-chave
  2. Entrega de valor
    1. Canais
    2. Segmento de clientes
    3. Relacionamentos com o cliente
  3. Captura de valor
    1. Estrutura de custo
    2. Fontes de receitas

Esses 3 grupos de blocos giram em torno da Proposta de Valor, que é aquilo que de único uma revista pode oferecer, que a diferencia de qualquer outra revista.

A seguir veremos em detalhes essas 9 dimensões, mas é crucial entender que esses três blocos - Criação de Valor, Entrega de Valor e Captura de Valor - estão interconectados. A forma como a revista cria valor influencia a entrega, e a entrega de valor afeta a captura de valor. O Business Model Canvas destaca a necessidade de uma abordagem integral ao modelar o negócio, garantindo que cada componente trabalhe de maneira integrada para o sucesso do empreendimento.

A Proposta de Valor

A proposta de valor de uma revista deve representar o diferencial oferecido por ela aos seus parceiros, os benefícios tangíveis e intangíveis entregues, os diferenciais e as vantagens competitivas oferecidas.

Nesse sentido, é importante levar em consideração algumas perguntas que auxiliam a formulação da proposta de valor:

  • Qual o posicionamento da revista (foco e escopo)?
  • Quais são os serviços oferecidos pela revista? (ex.: revisão por pares, revisão ortográfica, tradução, diagramação, etc)
  • Qual o diferencial oferecido pela revista?
  • A revista possui indexação em bases internacionais?
  • O que os autores buscam que a revista é capaz de oferecer?
  • Há cobrança de taxas para submissão ou acesso? O valor é competitivo?
  • Quais são as dores (problemas/dificuldades) que a revista se propõe a solucionar para o seu público-alvo?

1. Criando valor

Os blocos de "Criação de Valor" abordam as principais atividades e recursos necessários para desenvolver e entregar a oferta da revista.

1.1. Parcerias-chave

Parceiros-chave são pessoas, instituições e empresas importantes para que a revista alcance seus objetivos. Pesquisadores de referência em suas áreas de conhecimento, cursos de pós-graduação, departamentos institucionais de apoio (comunicação, marketing, biblioteca, etc), representantes de associações de classes, etc, podem desempenhar papéis estratégicos, direta ou indiretamente, para o sucesso das metas. É fundamental que o executivo da revista mapeie seus parceiros estratégicos que possam contribuir para a criação de valor da revista.

1.2. Atividades-chave

As atividades-chave são aquelas necessárias para atender a proposta de valor da revista. Se uma avaliação ágil com revisores qualificados é uma proposta de valor da revista, quais são as atividades necessárias para garantir essa promessa?

1.3. Recursos-chave

Em recursos-chave devem ser listados todos os recursos exigidos pela proposta de valor da revista, sejam eles humanos, materiais, físicos, logísticos, tecnológicos, etc. Um recurso básico para uma revista científica, por exemplo, é um software de gestão editorial específico, como o OJS, capaz de gerenciar todo o fluxo editorial dos trabalhos submetidos.

2. Entregando valor

Os blocos de "Entrega de Valor" abordam os canais e a forma como a proposta de valor é entregue aos parceiros/consumidores/leitores da revista.

2.1. Canais

Os canais indicam como o produto, ou seja, a revista, é entregue a seus consumidores/leitores. Se sua revista é eletrônica, provavelmente o seu canal de distribuição será um site ou um repositório institucional. Se sua revista é física, deve-se definir quais serão os canais disponíveis para que os leitores tenham acesso a ela.

2.2. Segmento de clientes

Em segmento de clientes definimos a quem entregamos a proposta de valor da revista. Características como área de atuação e conhecimento, localização geográfica, idioma, idade, grau de especialização, etc, são importantes para a definição do segmento de clientes (leitores/pesquisadores) que será atendido pela revista.

2.3. Relacionamentos com o cliente

Em relacionamentos com o cliente são definidos os canais de comunicação com os seus parceiros (autores, avaliadores, editores associados, leitores) e como novos parceiros são atraídos para participar da revista.

3. Capturando valor

Os blocos de "Captura de Valor" dizem respeito à maneira como a revista converte o valor criado em receita sustentável para a sua operação. Isso envolve entender todos os custos envolvidos na sua estrutura para criar e entregar valor (todas as dimensões citadas anteriormente) e quais as fontes de receita para cobrir esses custos.

3.1. Estrutura de custo

É primordial para uma revista científica ter clareza sobre quais são as despesas principais e indispensáveis, sejam elas fixas ou variáveis, para o seu funcionamento. Faça uma lista de todos os custos para a operação da revista, indicando quais os recursos e atividades mais dispendiosas, como por exemplo:

  • Infraestrutura tecnológica (servidor web + sistema)
  • Recursos humanos (editores, avaliadores, revisores, designers, etc)
  • Capacitação e treinamento
  • DOI
  • Software antiplágio
  • Etc

Sobre este assunto, nós já publicamos um texto aqui no blog que pode te auxiliar na visualização desses custos.

3.2. Fontes de receitas

Se uma revista científica possui custos para funcionar, é necessário também que ela possua receitas para cobri-los. Suas fontes de receita podem ser institucionais, de patrocínio oriundo de sociedades ou associações de classe, de assinaturas ou provenientes de APC - Article Processing Charges (Taxa de Processamento de Artigos). Liste todas as suas fontes atuais e novas fontes de receita que podem ser conquistadas.

Business Model Canvas (BMC) na Prática

O BMC é uma ferramenta muito útil para modelar novos empreendimentos, compreender a modelagem de um empreendimento já existente ou mesmo para modelar um novo projeto de um empreendimento já existente.

Sua modelagem centrada no usuário permite uma utilização visual intuitiva, ágil e que rapidamente permitirá uma visão integral do negócio.

Você pode experimentar aplicar o BMC para a sua revista baixando e imprimindo um modelo ou pode utilizar uma ferramenta online para isso. Nós, inclusive, desenvolvemos um BMC online através da ferramenta Canvanizer com alguns insights para você se inspirar na modelagem do seu modelo de negócio.

Ver exemplo de BMC online

Fonte: Business Model Alchemist and pharma industry - http://www.businessmodelalchemist.com/toolsFonte: Business Model Alchemist and pharma industry - http://www.businessmodelalchemist.com/tools


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Referências

  1. BONAZZI, Fábio Luiz Zandoval; ZILBER, Moises Ari. Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 16, p. 616-637, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgn/a/5k7yZFYVgZ9JHf9SxQVGDYf/?lang=pt
  2. OROFINO, Maria Augusta Rodrigues. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95255
Atualizado em Terça, 28 Novembro 2023 09:19
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, fundador e diretor executivo da GeniusDesign e consultor OJS há mais de 10 anos.

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