Uma carta aberta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde reforça o apelo feito pelo SciELO e diversos editores científicos brasileiros ao CNPq por recomposição orçamentária aos periódicos nacionais. A mobilização soma-se a uma moção enviada em janeiro pelo programa SciELO, em meio a acordos bilionários da CAPES com editoras internacionais.
No fim de dezembro de 2025, a CAPES assinou contratos com Association for Computing Machinery (ACM), Elsevier e Springer Nature, totalizando quase R$ 1 bilhão. Os pacotes garantem acesso irrestrito a conteúdos híbridos e facilitam publicações em acesso aberto. A reação veio rápida. Editores nacionais, via SciELO, alertaram o CNPq para a fragilidade de revistas que dependem de recursos públicos para open access sem taxas aos autores. O Programa Editorial do CNPq foi descontinuado em 2023, sem novo edital até agora.
A carta do Fórum de Editores de Saúde Coletiva critica "soluções estruturais" que ignoram especificidades locais, como periódicos de universidades públicas e sociedades acadêmicas. Principais riscos apontados: assimetria de investimentos, evasão de produção científica brasileira, ameaça ao modelo de ciência aberta e perda de sustentabilidade soberana – especialmente na saúde coletiva, atenta aos problemas nacionais.
"Plataformas como a SciELO resultam de investimentos públicos contínuos e construção coletiva ao longo de décadas, com papel estratégico na visibilidade internacional da ciência brasileira", afirma o documento. A defesa é por mais apoio financeiro, qualificação editorial e aprimoramento de infraestruturas existentes, não substituição.
Tanto a moção quanto a carta cobram autonomia editorial e diálogo com editores, pesquisadores e instituições, com transparência e políticas para diversidade científica.
Em janeiro, o governo autorizou crédito suplementar de R$ 186,3 milhões ao orçamento 2026 do CNPq, parte de reforço maior à ciência e educação.
Fonte: CEBES
Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial e revisado pelo autor.
Confira nossa Política de Uso de IA.
Deseja divulgar a sua revista científica ou notícia gratuitamente no Periódico Eletrônico? Envie um email para Nossa newsletter agora está no Substack e você pode se inscrever gratuitamente para recebê-la diretamente em seu email, ler no app e acessar todo o conteúdo do ecossistema Peletron!Assine nossa newsletter