O periódico científico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Ciads), editado pelo Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília, anunciou um conjunto de novos compromissos editoriais alinhados aos princípios da Ciência Aberta, que passarão a vigorar a partir de 2026.

Uma das principais mudanças é a adoção do modelo de publicação contínua em volume único anual, o que permitirá maior agilidade na divulgação de pesquisas, com artigos sendo publicados assim que aprovados no processo editorial, sem a necessidade de aguardar a organização de fascículos tradicionais. Esta mudança visa acelerar a comunicação dos resultados científicos mantendo o rigor acadêmico da revista.

Outra atualização relevante refere-se ao processo de avaliação por pares. Com a concordância de autores e avaliadores, a partir de 2026 o Ciads permitirá a interação direta entre autores e pareceristas e a disponibilização pública dos pareceres emitidos para artigos aprovados, ampliando a transparência do processo editorial e reconhecendo o trabalho desempenhado pelos avaliadores científicos.

Essas diretrizes se somam a práticas gradualmente incorporadas pelo periódico desde 2023, como a divulgação dos nomes dos editores responsáveis pelos artigos e, desde 2025, o incentivo à disponibilização de dados e materiais de pesquisa em servidores de preprints, em consonância com padrões de Ciência Aberta.

Segundo o editorial, as mudanças reafirmam o compromisso institucional do Ciads com a integridade científica, responsabilidade editorial e democratização do conhecimento, fortalecendo o impacto social do conhecimento jurídico-sanitário em um contexto global de desafios sanitários, desigualdades no acesso à informação e crises de confiança na ciência.


Fonte: FIOCRUZ
Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial e revisado pelo autor.
Confira nossa Política de Uso de IA.


Deseja divulgar a sua revista científica ou notícia gratuitamente no Periódico Eletrônico? Envie um email para

Assine nossa newsletter

Nossa newsletter agora está no Substack e você pode se inscrever gratuitamente para recebê-la diretamente em seu email, ler no app e acessar todo o conteúdo do ecossistema Peletron!

Assinar gratuitamente


Compartilhe!


Ciads/Fiocruz adota publicação contínua e possibilidade de avaliação aberta

O periódico científico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Ciads), editado pelo Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília, anunciou um conjunto de novos compromissos editoriais alinhados aos princípios da Ciência...

Tempo de leitura: 1 - 2 minutos