Blog sobre OJS e Periódicos Eletrônicos

Open Journal System (OJS): o poderoso sistema de editoração de revistas científicas

whatsapp

O OJS - Open Journal System - é um sistema open source (código aberto), portanto gratuito, desenvolvido pelo PKP - Publick Knowledge Project - com o objetivo de gerenciar e publicar periódicos acadêmicos. Desenvolvido originalmente em 2001 para melhorar o acesso à pesquisa, o OJS é a plataforma de publicação de periódicos de código aberto mais amplamente utilizada, com mais de 10.000 periódicos usando-a em todo o mundo. 

Ele foi projetado para reduzir o tempo e a energia dedicados às tarefas administrativas associadas à edição de um periódico, ao mesmo tempo que melhora a manutenção de registros e a eficiência dos processos editoriais. Ele busca melhorar a qualidade acadêmica e de acesso da publicação de periódicos por meio de uma série de inovações, incluindo o aprimoramento da experiência do leitor, tornando as políticas de periódicos mais transparentes e melhorando a indexação.

Por que o OJS é tão utilizado em todo o mundo?

O OJS é uma ferramenta abrangente para gerenciar toda a sua submissão, o fluxo de trabalho editorial e também para publicar seus artigos e edições online. Por ser desenvolvido em PHP, uma linguagem web simples e amplamente utilizada em todo o mundo, permite que seja instalado nos mais variados servidores web pois não exige recursos específicos ou uma infraestrutura diferenciada.

Por ser um sistema de código aberto, permite que um grande número de desenvolvedores ao redor do mundo possam contribuir para sua extensão e desenvolvimento. Além disso,

o OJS é 100% gratuito, garantindo uma excelente alternativa financeira para universidades e instituições de pesquisa que não podem arcar com as flutuações de câmbio na aquisição de licenças de softwares internacionais.

O OJS cumpre com excelência todas as etapas do processo editorial, desde a submissão do manuscrito, passando pelas etapas de avaliação às cegas e edição, até a sua publicação definitiva. Com um processo editorial inteiramente digital, ele permite a redução de gastos com despesas de impressão, além de tempo e energia necessários em cada etapa do processo editorial.

Características diferenciais do OJS

  • OJS é instalado localmente e controlado localmente
  • Interface de navegação pública adaptável a dispositivos móveis;
  • Disponibilidade de temas ou designs gratuitos;
  • Fluxo de trabalho editorial flexível e configurável;
  • Submissão online, revisão duplo-cega e gerenciamento de todo o conteúdo;
  • Editores configuram requisitos, seções, processo de revisão, etc
  • Integração com serviços de publicação acadêmica, como Crossref, ORCiD e DOAJ;
  • Indexação abrangente de conteúdo
  • Recomendado pelo Google Scholar pela facilidade de indexação e rastreio;
  • Instalado e controlado em servidores proprietários;
  • Liderado e apoiado pela comunidade;
  • Multilíngue e traduzido para mais de 30 idiomas;
  • Notificação por email para leitores
  • Extensos guias do usuário e vídeos de treinamento;

 

Qual o custo para se utilizar o OJS em minha revista?

Como dito mais acima, o Open Journal System é um software open source de código aberto e gratuito para uso de qualquer pessoa ou instituição ao redor do mundo. Você poderá efetuar facilmente o download do sistema no site do OJS para instalá-lo em um servidor web.

A utilização do OJS requer alguns serviços técnicos complementares para sua disponibilização. Para que ele esteja disponível e funcional, sua revista precisará de um servidor web, que poderá ser disponibilizado pela sua instituição ou através da prestação desse serviço por uma empresa especializada.

Ainda que você possua um servidor web à disposição, pode ser que precise de um profissional especializado para realizar a sua instalação e configuração. No geral, qualquer desenvolvedor com conhecimento de PHP não enfrentará grandes dificuldades para realizar tais procedimentos. O PKP conta com uma vasta documentação sobre o OJS disponível em seu site.

Portanto, apesar de ser um software gratuito, isso não significa que você não terá custo algum para ter sua revista em pleno funcionamento. Dependendo da qualidade final desejada para o seu periódico, talvez seja necessária a contratação de um designer ou de uma empresa que ofereça serviços de suporte editorial para realizar a diagramação e a composição final dos seus artigos.

Histórico do OJS no Brasil

O OJS chegou ao Brasil por intermédio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - no ano de 2003. Sua descoberta foi resultado de um trabalho de prospecção realizado à época pelo instituto para identificar softwares e aplicativos que contribuíssem para o tratamento e a disseminação da produção científica brasileira.

A partir de sua adoção, o Open Journal System foi completamente traduzido e customizado pelo IBICT, que passou a chamá-lo de SEER, Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Concluído o processo de adaptação do software à realidade brasileira, o IBICT lançou o primeiro periódico brasileiro utilizando essa tecnologia, a revista Ciência da Informação.

O processo de divulgação e distribuição do SEER a editores brasileiros interessados em publicar revistas científicas de acesso livre na web começou logo em seguida, ampliado pela promoção de capacitação técnica no uso da ferramenta, em treinamentos sistemáticos que foram iniciados em 2004 por todo o Brasil. Cinco anos depois, já existiam cerca de 800 periódicos científicos brasileiros de acesso aberto disponíveis na web.

Atualmente, o termo SEER não tem sido tão utilizado, mas o seu legado está presente em diversos periódicos científicos brasileiros.


Se você é editor científico e deseja colocar o seu periódico disponível na web, o OJS é, sem dúvida, a alternativa de melhor custo x benefício que encontrará. Qualquer ajuda que precise nessa apaixonante jornada, entre em contato com a GeniusDesign. Lá eles possuem equipe capacitada para te auxiliar em todas as etapas envolvidas no processo editorial.

Desejamos sucesso em sua jornada e em seu periódico!

Atualizado em Quarta, 01 Setembro 2021 07:01
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.

Somos uma agência especializada em OJS e periódicos científicos

O Peletron é um blog mantido pela GeniusDesign, agência de marketing digital e científico especializada em OJS e periódicos científicos com 14 anos de mercado e 7 dedicados à publicação científica.

Fiocruz
Revista Abralin
Sesi Sp Editora
Piticas
Nova A3
Spx Capital
Cadlin
Oculos E Cia
Memoria Da Eletricidade
Farmanguinhos
Peletron - Periódico Eletrônico

Peletron - Periódico Eletrônico

+55 . 11 . 98419-3413

CNPJ: 27.339.106/0001-70