Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas

Os Princípios ​​de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas foram lançados por quatro importantes organizações de publicação acadêmica: COPE (Committee on Publication Ethics), DOAJ (Directory of Open Access Journals), OASPA (Open Access Scholarly Publishing Association) e WAME (World Association of Medical Editors), e encontram-se em sua 4ª revisão (2022), tendo sido lançados, pela primeira vez, em 2013.

Nesse artigo você encontrará os 16 princípios sumarizados para auxiliar o seu processo de elaboração ou revisão de políticas editoriais ou o planejamento do seu periódico, podendo expandi-los, um a um, para mais detalhes.


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  • Princípios de Transparência

    • → Conteúdo do periódico
      • 1. Nome do periódico
      • 2. Site
      • 3. Cronograma de publicação
      • 4. Arquivamento
      • 5. Direitos autorais
      • 6. Licenciamento
    • → Práticas do periódico
      • 7. Ética de publicação e políticas editoriais relacionadas
      • 8. Revisão por pares
      • 9. Acesso
    • → Organização
      • 10. Propriedade e gestão
      • 11. Órgão consultivo
      • 12. Equipe editorial/informações de contato
    • → Práticas de negócio
      • 13. Honorários do autor
      • 14. Outras receitas
      • 15. Publicidade
      • 16. Marketing direto

Sobre os Princípios ​​de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas

Esses princípios orientadores pretendem ser uma base para as melhores práticas em publicações acadêmicas para ajudar periódicos existentes e novos a atingir os melhores padrões possíveis. São fornecidas orientações sobre as informações que devem ser disponibilizadas em sites, revisão por pares, acesso, taxas de autor e ética de publicação. Os princípios também abrangem propriedade e gerenciamento, direitos autorais e licenciamento e políticas editoriais. Eles enfatizam a necessidade de inclusão na publicação acadêmica e enfatizam que as decisões editoriais devem ser baseadas no mérito e não afetadas por fatores como as origens do manuscrito e a nacionalidade, crenças políticas ou religião do autor.

Os Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas devem ser aplicados a todo o conteúdo publicado, incluindo edições especiais e anais de conferências. Onde as práticas se desviam dos padrões descritos, os editores devem comunicar de forma transparente os procedimentos que o periódico segue.

Esses princípios também reconhecem que os editores e publicadores são responsáveis ​​por promover acessibilidade, diversidade, equidade e inclusão em todos os aspectos da publicação. As decisões editoriais devem ser baseadas no mérito acadêmico. Elas não devem ser afetadas pelas origens do manuscrito, incluindo nacionalidade, etnia, crenças políticas, raça ou religião dos autores. Os periódicos devem garantir que nenhuma política crie um ambiente excludente para qualquer pessoa que queira se envolver com o periódico e devem avaliar regularmente suas políticas de inclusão.

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Práticas de negócios

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Ao seguir esses princípios, os periódicos acadêmicos podem fortalecer sua reputação, atrair autores de alta qualidade e contribuir para avanços significativos na pesquisa científica. A transparência e a ética são alicerces essenciais para a construção de uma comunidade acadêmica sólida e confiável.

Fonte: Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing - https://publicationethics.org/resources/guidelines/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing. Traduzido automaticamente com Google Translator e revisado por Eugênio Telles.

Atualizado em Quinta, 11 Julho 2024 17:43
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, fundador e diretor executivo da GeniusDesign e consultor OJS há mais de 10 anos.

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