Descubra o erro mais comum no preenchimento de palavras-chave no OJS

No âmbito da publicação científica, os metadados são informações que identificam os principais dados de uma publicação e desempenham um papel vital para garantir que a produção acadêmica seja identificada, indexada e recuperada de maneira eficiente.

As palavras-chave desempenham um papel essencial na comunicação científica. Elas não apenas aumentam a visibilidade e o impacto dos artigos, mas também facilitam a descoberta e a disseminação do conhecimento. Por isso, é fundamental que esse metadado seja descrito de maneira precisa e registrado da maneira correta em uma das mais importantes e utilizadas plataformas de periódicos científicos: o Open Journal System.

No artigo de hoje vamos conhecer um erro muito comum praticado por usuários do OJS - tanto autores quanto editores - na hora de preencher as palavras-chave de um artigo.

Preenchimento de palavras-chave no OJS

As palavras-chave de um trabalho submetido ao OJS são informadas pelos autores no momento da submissão (FIGURAS 1 e 2) e também podem ser acrescidas, removidas ou editadas na página do artigo, sob a aba Publicação (FIGURA 3). Neste último caso, a edição é permitida apenas a usuários com papel de editor da revista.

FIGURA 1. Campo de palavras-chave no formulário de submissão no OJS 3.3FIGURA 1. Campo de palavras-chave no formulário de submissão no OJS 3.3

FIGURA 2. Campo de palavras-chave no formulário de submissão no OJS 3.4FIGURA 2. Campo de palavras-chave no formulário de submissão no OJS 3.4

FIGURA 3. Campo de palavras-chave na página do artigo pelo painel do OJS, sob a aba Publicação, item Metadados.FIGURA 3. Campo de palavras-chave na página do artigo pelo painel do OJS, sob a aba Publicação, item Metadados.

Nos 2 casos acima, seja pelo formulário de submissão ou no formulário de metadados, na aba Publicação da página do artigo pelo painel do OJS, a funcionalidade do campo de palavras-chave é a mesma, em todas as versões 3.x do OJS.

O campo de palavras-chave

Apesar de parecer um campo de texto simples, à semelhança dos campos de Título ou Subtítulo, por exemplo, o campo de palavras-chave permite a inserção de diversos "valores" independentes no mesmo campo de texto.

Valor, neste caso, utiliza o sentido utilizado na programação de um dado que é armazenado em um objeto, variável ou campo. Assim, o campo de palavras-chave é uma interface para entrada de dados que armazena metadados de tipo palavra-chave em valores independentes. 

Isso significa afirmar que cada palavra-chave do artigo deve ser inserida no campo de palavras-chave da maneira correta para que cada uma delas seja armazenada como um valor independente, uma palavra-chave própria.

Vamos a um exemplo prático para ficar mais fácil o entendimento. Consideremos o seguinte caso:

Um artigo "X" possui as seguintes palavras-chave:

  1. Plantas medicinais
  2. Fitoterápicos
  3. Sistema Único de Saúde

Onde,

  1. A primeira palavra-chave é composta por 2 palavras (Plantas medicinais);
  2. A segunda palavra-chave é composta por 1 palavra (Fitoterápicos);
  3. A terceira palavra-chave é composta por 4 palavras (Sistema Único de Saúde);

É fundamental que cada uma dessas 3 palavras-chave, compostas por um diferente número de palavras, sejam armazenadas como valores independentes, que descrevam adequadamente o artigo.

Veja a imagem abaixo como os dados inseridos nos campos título, subtítulo e palavras-chave são apresentados pela interface do OJS:

FIGURA 4. Exemplo de preenchimento de metadados (título, subtítulo e palavras-chave) para ilustrar como os dados são exibidos em cada campo.FIGURA 4. Exemplo de preenchimento de metadados (título, subtítulo e palavras-chave) para ilustrar como os dados são exibidos em cada campo.

Percebe que no campo de palavras-chave podemos identificar 4 valores, cada um representado com uma formatação diferente x? Essa é a representação visual que o OJS fornece para apresentar, em um único campo, 4 valores distintos armazenados como palavras-chave no campo em questão.

O erro mais comum no preenchimento das palavras-chave

Esta particularidade no comportamento do campo de palavras-chave pode não ser familiar a muitos usuários que submetem artigos para revistas que utilizam o OJS. Quando falta esse conhecimento ou a percepção desse funcionamento, pode-se correr o risco de copiar todos os termos juntos e os colar no campo de palavras-chave sem os separar.

FIGURA 5. Representação do erro mais comum no preenchimento das palavras-chave no OJS.FIGURA 5. Representação do erro mais comum no preenchimento das palavras-chave no OJS.

Tomando o exemplo dado anteriormente, se copiamos as 3 palavras-chave juntas (Plantas medicinais. Fitoterápicos. Sistema Único de Saúde.), colamos todas de uma vez no campo correspondente e teclamos "Enter" ou seguimos com o preenchimento normal do formulário, as 3 palavras-chave serão armazenadas como um valor único, portanto, como apenas 1 palavra-chave, composta por 7 palavras.

O preenchimento correto

Agora que você já entendeu como funciona o campo de palavras-chave, a maneira como o sistema armazena e exibe os dados fornecidos nesse campo e o erro comum cometido em seu preenchimento, vamos concluir informando o preenchimento correto do campo.

Cada uma das palavras-chave, sejam elas compostas por 1 ou mais palavras, devem ser inseridas independentemente. Isso significa afirmar que, se você vai copiar do manuscrito original e colar no formulário, deve fazê-lo copiando uma palavra-chave por vez. Assim, ao chegar no preenchimento do campo de palavras-chave, o passo-a-passo do preenchimento correto deve ser o seguinte:

  1. Copie apenas a primeira palavra-chave do manuscrito de seu artigo;
  2. Cole no campo de palavras-chave e tecle "Enter";
  3. Repita os 2 passos anteriores para cada uma das palavras-chave de seu artigo;
  4. Repita o mesmo processo para cada um dos idiomas alternativos, se disponível ou exigido.

FIGURA 6. Representação do preenchimento correto do campo de palavras-chave.FIGURA 6. Representação do preenchimento correto do campo de palavras-chave.

Conclusão

O preenchimento incorreto das palavras-chave no OJS pode ser bastante prejudicial para a visibilidade e a indexação do artigo. Ainda que o PDF do artigo apresente com clareza cada uma das palavras-chave, os sistemas de informação utilizarão os dados disponibilizados pelo OJS, conforme armazenados nos formulários das submissões dos artigos publicados no sistema.

Quando se exporta os metadados do OJS para depósito na Crossref, por exemplo, se este preenchimento estiver incorreto, as palavras-chave não corresponderão corretamente ao que foi pesquisado pelo autor, validado pelos pareceristas e publicado pelo editor.

Portanto, reforçamos os alertas feitos neste artigo e encorajamos os editores a compartilharem este artigo com seus autores, para auxiliá-los em casos de dúvida.

Cadastre-se em nosso informativo para ficar por dentro dos textos que publicamos em nosso blog.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Atualizado em Quarta, 12 Junho 2024 11:43
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, fundador e diretor executivo da GeniusDesign e consultor OJS há mais de 10 anos.

Somos uma editora especializada em OJS e periódicos científicos

O Blog Periódico Eletrônico é mantido pela GeniusDesign, uma editora especializada em Open Journal System, dedicada a oferecer soluções tecnológicas, operacionais e editoriais para periódicos científicos.

Fiocruz
Revista Abralin
Sesi Sp Editora
Cadlin
Farmanguinhos
Associação Brasileira de Criminalística
Blog Periódico Eletrônico

Peletron - Periódico Eletrônico

CNPJ: 27.339.106/0001-70