Ciência e prestígio: como revistas científicas podem driblar Efeito Mateus

A ciência é um campo que se baseia na produção e disseminação do conhecimento, mas nem todos os pesquisadores e artigos recebem a mesma atenção. Um fenômeno bem documentado nesse...
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DOI: 10.58976/978-65-982699-1-3.7

O fluxo de trabalho do OJS gira em torno de diferentes papéis com diferentes permissões e responsabilidades para cada usuário, com acesso a diferentes partes no fluxo. Todos os usuários do sistema devem ter pelo menos um papel, mas também podem ter mais de um, como ser, por exemplo, gerente, editor e autor em um mesmo periódico. Cada papel recebe primeiro um nível de permissão, que definirá amplamente o nível de acesso do usuário a um determinado periódico. Os papéis são, então, personalizados, recebendo um nome correspondente e concedendo ou restringindo o acesso a vários estágios do Fluxo de Trabalho Editorial.

Níveis de permissão e papéis editoriais

O OJS 3.x traz, por padrão, sete níveis de permissão que liberarão um conjunto pré-definido de funcionalidades do sistema aos respectivos papéis atribuídos a esses níveis.

Níveis de permissão e papéis editoriais
Nível de permissãoDescriçãoPapel(éis)

Administrador do site

Usuário único responsável pela administração de toda a instalação do OJS. Este nível de permissão não aparecerá nas listas de usuários ou nas configurações de função

Administrador

Gerente da Revista

Possui acesso a todo o fluxo editorial, bem como a todas as outras configurações de periódicos.

Gerente da Revista
Editor da Revista (antigo “Editor” no OJS 2)
Gerente de produção

Editor de Seção

Possui acesso a todo o fluxo editorial, mas não podem fazer alterações nas configurações do periódico

Editor de seção

Editor convidado

Assistentes (de adição)

Os assistentes podem acessar apenas as partes do fluxo editorial atribuídas à sua função. Alguns papéis de assistente já vêm predefinidos com permissões específicas no fluxo.



Coordenador de financiamento (submissão e revisão)

Coordenador de Marketing e Vendas (edição)

Editor de texto (edição)

Designer (editoração)

Indexador (editoração)

Editor de layout (editoração)

Revisor (editoração)

Avaliador

Nível de permissão de avaliadores (revisores). Permite acesso apenas à etapa de avaliação do fluxo editorial.

Avaliador

Autor

Habilita o formulário para realizar nova submissão ao sistema.

Autor

Leitor

Acesso apenas à navegação pública do site. Este é o nível de permissão mínimo concedido a todos os usuários.

Leitor

Gerente de assinaturas

Os gerentes de assinatura podem editar as configurações de acesso ao site, bem como as configurações relacionadas às assinaturas (sites com acesso restrito/pago). Este é um novo nível de permissão lançado na versão 3.3.

Gerente de assinatura

 

Como habilitar acesso a etapas específicas do fluxo editorial aos papéis existentes

Apesar dos papéis editoriais já virem pré-configurados e com permissões de acesso a etapas específicas do fluxo editorial, você pode habilitar o acesso a outras etapas.

Para isso, basta acessar o menu lateral Configurações > Usuários & Papéis e, em seguida, na aba Papéis. A tela exibida mostrará uma tabela com todos os papéis habilitados na revista com suas respectivas permissões às etapas do fluxo editorial.

20210816 acessos papeis

Para habilitar o acesso de um papel editorial a uma etapa em que este não tenha acesso, basta clicar sobre o checkbox correspondente à etapa desejada.

Criando papéis específicos para sua revista

Para criar um novo papel editorial em sua revista, basta clicar sobre o botão indicado na mesma página demonstrada acima.

20210816 incluir papel

Ao clicar no botão Incluir papel, uma janela modal será exibida com opções que deverão ser preenchidas da seguinte maneira:

  • Nível de permissão: selecione dentre as 7 permissões de acesso pré-existentes no OJS (conforme tabela acima). Lembre-se de considerar os acessos permitidos ao nível que você selecionar para que sejam apropriados ao papel que está criando.
  • Nome do Papel: atribua um nome à sua escolha para o novo papel que está sendo criado. 
  • Abreviação: o sistema marca este campo como obrigatório, portanto, não pode ser ignorado. Recomendamos a utilização das letras iniciais das palavras do papel criado. Por exemplo: para o papel Assistente Editorial, a abreviação seria “AE”.
  • Designação de estágio: marque os estágios do fluxo editorial a que este papel terá acesso.
  • Opções de Papéis: selecione as opções que deseja habilitar, de acordo com o seu objetivo.

Popup exibida com formulário de inclusão de novo papel editorial.

Terminado o preenchimento do formulário, clique sobre o botão OK ao final da janela.


A nova versão do OJS aumentou a quantidade de papéis, permitindo maior controle sobre o que cada papel pode fazer no sistema. Apesar da grande quantidade, a utilização de todas é facultativa e os principais papéis utilizados no sistema continuam sendo: autores, avaliadores, editores e administrador.

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