Cada papel recebe primeiro um nível de permissão, que definirá amplamente o nível de acesso do usuário a um determinado periódico. Os papéis são, então, personalizados, recebendo um nome correspondente e concedendo ou restringindo o acesso a vários estágios do Fluxo de Trabalho Editorial.
Níveis de permissão e papéis editoriais
O OJS 3.x traz, por padrão, sete níveis de permissão que liberarão um conjunto pré-definido de funcionalidades do sistema aos respectivos papéis atribuídos a esses níveis.
Nível de permissão | Descrição | Papel(éis) |
Administrador do site | Usuário único responsável pela administração de toda a instalação do OJS. Este nível de permissão não aparecerá nas listas de usuários ou nas configurações de função | Administrador |
Gerente da Revista | Possui acesso a todo o fluxo editorial, bem como a todas as outras configurações de periódicos. | Gerente da Revista |
Editor de Seção | Possui acesso a todo o fluxo editorial, mas não podem fazer alterações nas configurações do periódico | Editor de seção Editor convidado |
Assistentes (de adição) | Os assistentes podem acessar apenas as partes do fluxo editorial atribuídas à sua função. Alguns papéis de assistente já vêm predefinidos com permissões específicas no fluxo. | Coordenador de financiamento (submissão e revisão) Coordenador de Marketing e Vendas (edição) Editor de texto (edição) Designer (editoração) Indexador (editoração) Editor de layout (editoração) Revisor (editoração) |
Avaliador | Nível de permissão de avaliadores (revisores). Permite acesso apenas à etapa de avaliação do fluxo editorial. | Avaliador |
Autor | Habilita o formulário para realizar nova submissão ao sistema. | Autor |
Leitor | Acesso apenas à navegação pública do site. Este é o nível de permissão mínimo concedido a todos os usuários. | Leitor |
Gerente de assinaturas | Os gerentes de assinatura podem editar as configurações de acesso ao site, bem como as configurações relacionadas às assinaturas (sites com acesso restrito/pago). Este é um novo nível de permissão lançado na versão 3.3. | Gerente de assinatura |
Como habilitar acesso a etapas específicas do fluxo editorial aos papéis existentes
Apesar dos papéis editoriais já virem pré-configurados e com permissões de acesso a etapas específicas do fluxo editorial, você pode habilitar o acesso a outras etapas.
Para isso, basta acessar o menu lateral Configurações > Usuários & Papéis e, em seguida, na aba Papéis. A tela exibida mostrará uma tabela com todos os papéis habilitados na revista com suas respectivas permissões às etapas do fluxo editorial.
Para habilitar o acesso de um papel editorial a uma etapa em que este não tenha acesso, basta clicar sobre o checkbox correspondente à etapa desejada.
Criando papéis específicos para sua revista
Para criar um novo papel editorial em sua revista, basta clicar sobre o botão indicado na mesma página demonstrada acima.
Ao clicar no botão Incluir papel, uma janela modal será exibida com opções que deverão ser preenchidas da seguinte maneira:
- Nível de permissão: selecione dentre as 7 permissões de acesso pré-existentes no OJS (conforme tabela acima). Lembre-se de considerar os acessos permitidos ao nível que você selecionar para que sejam apropriados ao papel que está criando.
- Nome do Papel: atribua um nome à sua escolha para o novo papel que está sendo criado.
- Abreviação: o sistema marca este campo como obrigatório, portanto, não pode ser ignorado. Recomendamos a utilização das letras iniciais das palavras do papel criado. Por exemplo: para o papel Assistente Editorial, a abreviação seria “AE”.
- Designação de estágio: marque os estágios do fluxo editorial a que este papel terá acesso.
- Opções de Papéis: selecione as opções que deseja habilitar, de acordo com o seu objetivo.
Terminado o preenchimento do formulário, clique sobre o botão OK ao final da janela.
A nova versão do OJS aumentou a quantidade de papéis, permitindo maior controle sobre o que cada papel pode fazer no sistema. Apesar da grande quantidade, a utilização de todas é facultativa e os principais papéis utilizados no sistema continuam sendo: autores, avaliadores, editores e administrador.