Em 2020, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Podcasters estimou que, no Brasil, existem mais de 34 milhões de ouvintes de podcast. Mais do que isso, o Brasil é apontado como o país onde a produção de podcast mais cresce, mesmo durante a pandemia. As previsões mostram que neste ano, o investimento em publicidade em streaming de áudio e podcasts terá um aumento de cerca de 20% no mercado brasileiro. Estima-se que tais investimentos alcançarão o valor de 1 bilhão de dólares nos Estados Unidos.2,3
As grandes empresas levam a sério o ditado popular: quem não é visto, ou, nesse caso, ouvido, não é lembrado. Um grande segredo do marketing para o fortalecimento de uma marca, empresa, ou serviço é estar presente onde o povo está: ser notado. Pesquisas apontam que mais de 60% dos ouvintes de podcast já adquiriram um produto graças à publicidade do programa que acompanha. E essa tendência vem sendo cada vez mais explorada.4
Não são apenas os grandes empresários de diferentes indústrias que percebem as tendências do mercado e se guiam por elas. Mesmo com outras intenções além do lucro, cientistas e pesquisadores sentem a necessidade de divulgar seu trabalho e dialogar com o público leigo. Atualmente existem inúmeras pesquisas voltadas à popularização da ciência que seguem o mesmo caminho dos marketeiros e buscam atingir grandes públicos diversificados. Cada vez mais, buscam-se estratégias alternativas que aumentem a visualização e atenção para conteúdos científicos. Segundo essa lógica, criar um podcast com episódios periódicos pode ser um diferencial importante para uma revista científica deslanchar tanto no meio acadêmico, quanto fora dele.5,6
Dicas para criar um podcast
Criar um podcast não é uma tarefa muito difícil. É possível fazê-lo de forma gratuita, mas é preciso algum investimento financeiro para se atingir mais pessoas. Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis!7
1. Primeiro defina o seu nicho
Esse é o ponto mais importante; o nicho deve ser amplo o suficiente para que possa ser explorado a partir de diferentes pontos de vista. É claro que para um podcast de uma revista científica as temáticas devem estar alinhadas;
2. Defina e conheça seu público-alvo
Pelo menos no início é importante estabelecer uma estratégia que funcione para um público específico, com o tempo e maior solidez será possível ganhar outros públicos;
3. Roteirize seu podcast
Um roteiro é extremamente importante para que o programa seja fluido e aborde todo o conteúdo planejado sem se tornar cansativo;
4. Prepare seu ambiente
Você não vai precisar de muitos equipamentos elaborados, mas é importante que seu microfone funcione bem e se evite barulhos externos;
5. Crie uma identidade visual bem marcante
Todo podcast tem uma capa e ela é a primeira impressão que o público terá sobre o programa, por isso deve ser bem atrativa.
6. Crie uma vinheta original e memorável
A vinheta será uma importante marca do programa e aparecerá em todos os episódios, por isso deve ser única, divertida e atraente, gerando associações mentais positivas sobre seu produto;
7. Tenha um episódio piloto
Esse episódio será importante para o público entender melhor sua proposta;
8. Edite e publique seu podcast
Edite seu podcast e faça o upload do episódio em um site hospedeiro que gere um feed RSS para ele. É através do feed RSS que as plataformas de streaming de áudio (spotify, deezer, amazon music, etc), que você escolher, vão encontrar seu programa. Vale lembrar que você só precisa atualizar no site hospedeiro e automaticamente será atualizado em todos os streamings disponíveis. Dentre os diversos sites hospedeiros, destaco o Anchor. Ele pertence ao grupo spotify (o que facilita a publicação no streaming próprio), é de acesso gratuito e voltado para iniciantes, onde tudo pode ser feito pelo aplicativo;
9. Comunique-se com a sua audiência
Mantenha uma forma de comunicação com o público para receber o feedback. Vá ajustando conforme perceba necessidade;
10. Quando é bom, queremos bis!
Mantenha a periodicidade que você propor. Não deixe seu público esperando. Entregue o que prometeu. Tente criar um podcast com episódios semanais, se não for possível, mantenha o no mínimo mensal, para não ser esquecido.7,8
Não existe um tamanho ideal para o episódio do podcast, pois, como dito anteriormente, existem múltiplas possibilidades. Entretanto, tratando-se de uma revista científica, é interessante que ele aborde os pontos principais da edição comentada, de maneira informativa, sem revelar todo o conteúdo. Dessa forma, o ouvinte poderá se tornar, também, um leitor/assinante. Outra possibilidade é que podcast da revista transmita episódios que não abordem diretamente a publicação propriamente dita, mas circundem a temática e deem conta de manter a publicidade.6
Se você gostou dessa dica e gostaria de obter mais informações sobre este tema aqui no nosso blog, deixe seu comentário abaixo para conhecermos a sua opinião e os seus interesses. E precisando de uma empresa que auxilie na divulgação científica da sua revista, fale com a GeniusDesign.
Referências
- MOURA, A.; CARVALHO, A. A. A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma. com, n. 3, p. 88-110, 2006.
- LOURES, Alexandre; CASTRO, Flávio. Nas ondas do áudio: 8% dos brasileiros ouvem podcast e tendência só cresce. Exame. abr. 2021. Disponível em: https://exame.com/bussola/nas-ondas-do-audio-8-dos-brasileiros-ouvem-podcast-e-tendencia-so-cresce/. Acesso em: 30 ago. 2021.
- O CONSUMO de áudio e a publicidade em podcasts. [S.L]: Interactive Advertising Bureau - Iab Brasil, 2021. (66 min.), Live, son., color. Disponível em: https://bit.ly/2NIMrb6. Acesso em: 30 ago. 2021.
- BORTOLATTO, Arthur Aver. Podcast: a mídia híbrida e o seu potencial publicitário. 2020.
- CHAVES, E. E. et al. O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.
- BORGES, D. O. et al. “E aí, pesquisador, comunicar pra quê?": o podcast como estratégia e mídia para a divulgação da ciência. 2020.
- GIAROLA, Gabriel Jeferson Arlindo. PODCAST: tabelando. 2019.
- GRIFFEY, Jason. Podcast 1 2 3. Library Journal, v. 132, n. 11, p. 32-34, 2007.