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Comunicação Científica vs Divulgação Científica: descubra diferenças e semelhanças

Você saberia explicar qual é a diferença entre comunicação científica e divulgação científica? Muitas pessoas podem achar que se tratam da mesma coisa, mas não é. O pesquisador Wilson Costa Bueno, doutor em Ciência da Comunicação, publicou, em 2010, um estudo de grande contribuição, com cerca de 628 citações no Google Acadêmico, onde ele aborda esses dois conceitos essenciais para a disseminação do conhecimento científico.

A comunicação científica, segundo Bueno, tem como principal objetivo a disseminação de informações especializadas entre os pares, ou seja, entre pesquisadores, visando tornar conhecidos os avanços obtidos em áreas específicas da ciência.

Por outro lado, a divulgação científica cumpre um papel fundamental para democratizar o acesso ao conhecimento científico, incluindo os cidadãos no debate sobre temas especializados que impactam suas vidas e trabalhos.

Diferenças entre Comunicação Científica e Divulgação Científica

A partir do estudo de Bueno, podemos organizar algumas diferenças da comunicação científica e da divulgação científica:

CaracterísticaComunicação CientíficaDivulgação Científica
Público-alvo Visa disseminar informações especializadas entre os pares, ou seja, entre os próprios cientistas e pesquisadores, com o intuito de compartilhar avanços e descobertas em áreas específicas da ciência. Tem como propósito tornar acessíveis e compreensíveis para o público em geral os conhecimentos científicos, promovendo a alfabetização científica e o engajamento da sociedade com a ciência.
Nível do discurso Tende a ser mais técnica e especializada, utilizando uma linguagem mais complexa e específica da área de conhecimento em questão Busca simplificar conceitos complexos, utilizando uma linguagem acessível e didática para que o público leigo possa compreender e se interessar pela ciência
Meios de difusão Ocorre por meio de publicações acadêmicas, conferências científicas e artigos especializados. Abrange uma gama mais ampla de meios, como livros, programas de TV, exposições, websites e eventos públicos.
Interatividade e Feedback A interação entre quem produz e publica a informação (cientistas) e a audiência pode ser limitada, focando mais na transmissão de conhecimento. Há uma maior ênfase na interação com o público, permitindo feedback, questionamentos e debates que enriquecem a compreensão e o engajamento com a ciência.

Pontos de convergência

Apesar de diferenças importantes, o autor do estudo aponta também pontos de convergência, que destacam a importância da integração e complementaridade entre a comunicação científica e a divulgação científica, para promover maior compreensão e valorização da ciência na sociedade.

Constrangimentos comuns

Ambos os sistemas de circulação de informações especializadas estão sujeitos a um conjunto amplo de constrangimentos, como a falta de acesso a canais de comunicação adequados, barreiras linguísticas e culturais, a própria complexidade dos temas científicos, entre outros.

Interdisciplinaridade

Apesar das diferenças em seus objetivos e públicos-alvo, a comunicação científica e a divulgação científica podem se beneficiar da interdisciplinaridade, ou seja, da integração de diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem ampla e integrada pode enriquecer a forma como o conhecimento científico é comunicado e compreendido pela sociedade.

Envolvimento da sociedade

Tanto a comunicação científica quanto a divulgação científica têm o potencial de envolver a sociedade de maneira ativa e participativa no debate sobre temas científicos. Ao promover a interação e o diálogo entre cientistas, especialistas e o público em geral, esses processos contribuem para uma maior conscientização e engajamento da sociedade com a ciência.

Aprimoramento contínuo

A convergência entre comunicação científica e divulgação científica também pode ser observada no constante aprimoramento e adaptação de estratégias e técnicas de comunicação. Ambos os campos buscam formas inovadoras e eficazes de transmitir informações científicas, acompanhando as mudanças na sociedade e nas tecnologias de comunicação.

Aprofundando a discussão

Depois de abordar diferenças e aproximações da comunicação científica e da divulgação científica, Bueno propõe alguns aspectos de problematização em relação às aproximações e rupturas entre comunicação científica e divulgação científica. Alguns desses aspectos são:

Conceito de Alfabetização Científica

A discussão sobre a relação entre comunicação científica e divulgação científica envolve a necessidade de refletir sobre o conceito de alfabetização científica. Isso inclui questionar como a sociedade compreende e se relaciona com a ciência, bem como explorar formas de promover uma maior compreensão e participação do público em questões científicas.

Entender a ciência não apenas facilita a compreensão de processos naturais, mas também capacita as pessoas a contribuir para controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza, visando uma melhor qualidade de vida.

Essa abordagem ressalta que a alfabetização científica vai além da simples transmissão de informações sobre ciência, envolvendo a capacidade de interpretar e aplicar o conhecimento científico para influenciar positivamente as mudanças em nosso cotidiano. Assim, a alfabetização científica é fundamental para que as pessoas possam participar ativamente do debate sobre questões científicas e tomar decisões informadas que impactam suas vidas e o meio ambiente.

Definição de limites e abrangências

A necessidade de definir com clareza os limites e a abrangência da comunicação científica e da divulgação científica é outro aspecto problematizado pelo autor. Isso envolve questionar se esses dois processos se confundem ou se são distintos, e quais são as características que os diferenciam em termos de prática, intenções e público-alvo.

Esses aspectos de problematização ressaltam a importância de uma reflexão contínua sobre as relações e diferenças entre comunicação científica e divulgação científica, visando aprimorar a forma como o conhecimento científico é comunicado e compreendido pela sociedade.

Portanto, ao compreender as nuances entre comunicação e divulgação científica, podemos fortalecer a conexão entre a comunidade científica e o público em geral, promovendo um diálogo enriquecedor e acessível a todos. Afinal, a ciência é para todos, e a divulgação científica é a chave para abrir as portas do conhecimento.

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Referências


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Atualizado em Terça, 19 Março 2024 12:36
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, fundador e diretor executivo da GeniusDesign e consultor OJS há mais de 10 anos.

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