Blog sobre OJS e Periódicos Eletrônicos

Seu periódico científico é acessível?

whatsapp

A modalidade eletrônica de um periódico científico abre a oportunidade de alcançar leitores em todo o mundo e contribui para uma difusão científica mais eficaz. Adotar padrões de acessibilidade não é apenas uma questão de melhorar o alcance de sua revista em dados quantitativos, mas é garantir que qualquer pessoa, independentemente de sua idade, habilidade ou deficiência, tenha acesso ao conteúdo científico.

O público de seu periódico é heterogêneo, com diferentes habilidades ou limitações que podem afetar a forma como as pessoas acessam e leem o seu conteúdo. Limitações visuais, auditivas, de fala, físicas, cognitivas, neurológicas ou uma combinação destas podem afetar a maneira como o seu conteúdo é lido.

A ausência de práticas acessíveis cria barreiras para pessoas com deficiência. Por outro lado, a adoção dessas práticas estende seus benefícios a um público maior, não apenas portador de necessidades especiais.

Imagens e gráficos utilizados nos artigos devem conter texto alternativo para descrever seu conteúdo. Além de beneficiar deficientes visuais, o recurso ajudará pessoas que tenham qualquer dificuldade para carregar as imagens, como um caso de baixa velocidade de conexão. Adicionar legendas em vídeos torna o seu conteúdo acessível a deficientes auditivos, mas também favorece pessoas em ambientes sensíveis ao som, como uma biblioteca ou um lugar barulhento. 

Acessibilidade do site x acessibilidade do conteúdo

Quando se trata de periódicos eletrônicos, dois aspectos da acessibilidade precisam ser levados em consideração: a acessibilidade do site e a acessibilidade do conteúdo.

Acessibilidade do site diz respeito à parte técnica da plataforma. O OJS é a principal plataforma open source disponível e mais utilizado entre periódicos brasileiros. As melhorias implementadas continuamente pelo PKP, visam incrementar aspectos de acessibilidade, usabilidade e funcionalidade. Especialmente a partir da versão 3.x, a plataforma garante que leitores, autores e editores possam navegar no OJS independentemente de quaisquer deficiências ou tecnologias assistivas que utilizem. 

A acessibilidade de conteúdo do site diz respeito à disponibilidade e completude de informações. Os formulários existentes disponíveis no OJS, tanto sobre a revista quanto sobre as submissões, devem estar totalmente preenchidos da maneira mais completa possível. Outras informações importantes do periódico que, por acaso, não tenham campos existentes nos formulários do OJS, devem ser complementadas através de páginas estáticas. 

As composições finais dos artigos também respondem pela acessibilidade do conteúdo do site. Elas podem ser disponibilizadas em diferentes formatos, como PDF, HTML, XML, arquivos de áudio e de vídeo, cada uma com suas particularidades de acessibilidade. Uma série de princípios gerais de acessibilidade que devem ser observados na produção das composições finais, como:

  • Texto alternativo para imagens 
  • Conteúdo em áudio e vídeo 
  • Hiperlinks acessíveis 
  • Contraste e dependência de cores
  • Facilidade de leitura e legibilidade da escrita
  • Estrutura de cabeçalhos 
  • Listas
  • Colunas
  • Tabelas
  • Metadados do documento
  • Acessibilidade para usuários da língua de sinais

Abordaremos mais detalhadamente cada um dos tópicos acima em textos futuros.

Cadastre-se em nosso informativo para ficar por dentro dos textos que publicamos em nosso blog.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário


Esse conteúdo foi importante para você? Deixe-nos saber com uma curtida, comentário ou com um compartilhamento para outras pessoas!

Fonte: PKP

Atualizado em Segunda, 12 Julho 2021 17:53
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.

Somos uma agência especializada em OJS e periódicos científicos

O Peletron é um blog mantido pela GeniusDesign, agência de marketing digital e científico especializada em OJS e periódicos científicos com 14 anos de mercado e 7 dedicados à publicação científica.

Fiocruz
Revista Abralin
Sesi Sp Editora
Piticas
Nova A3
Spx Capital
Cadlin
Oculos E Cia
Memoria Da Eletricidade
Farmanguinhos
Peletron - Periódico Eletrônico

Peletron - Periódico Eletrônico

+55 . 11 . 98419-3413

CNPJ: 27.339.106/0001-70