No último dia 21 de maio, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tornou pública a nova interface do Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, conhecido como Diadorim. Este anúncio marca um passo significativo no aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Ibict, visando melhorar a acessibilidade e a eficiência na disseminação de informações científicas no Brasil.
A Evolução do Diadorim
O Diadorim, lançado pela primeira vez em 2012, é um serviço fundamental no contexto do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica. Sua principal função é reunir e divulgar as políticas editoriais das revistas científicas brasileiras, especialmente no que tange ao depósito de artigos em repositórios digitais de acesso aberto.
Ao cadastrar a política editorial da revista os editores tornam mais visíveis a permissão e as condições para o armazenamento dos artigos em repositórios institucionais. Tornar estas informações mais visíveis auxilia no cumprimento do acordo estabelecido entre os autores e os editores.
A atualização mais recente do Diadorim trouxe uma mudança significativa na tecnologia utilizada. Abandonando o DSpace, o serviço agora opera com o Vufind, ambos softwares livres. Esta mudança tecnológica foi acompanhada de uma reformulação completa da interface visual, destacando-se a nova página inicial e a arte dos selos (conforme imagem abaixo) atribuídos às revistas. Além disso, um carrossel na página inicial permite que os usuários vejam facilmente as últimas revistas atualizadas no diretório.
Miguilim: Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras
O Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) criada com o intuito de agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontravam dispersas em diferentes plataformas. O Diretório reúne em sua base de dados o cadastro de informações essenciais das políticas editoriais de milhares de revistas científicas brasileiras.
Integração entre Diadorim e Miguilim
Embora Diadorim e Miguilim tenham propostas distintas, eles são serviços complementares. A integração entre os dois sistemas permite que os editores atualizem as informações das revistas em uma única plataforma, o Miguilim, garantindo que os dados atualizados estejam disponíveis em ambos os serviços. Segundo Fhillipe Campos, Bibliotecário e Pesquisador da Coordenação de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC/IBICT), essa integração visa facilitar o trabalho diário dos editores científicos brasileiros, promovendo uma comunicação mais eficiente entre as revistas científicas e os repositórios digitais.
Como cadastrar minha revista no Diadorim?
O Diadorim funciona de maneira integrada com o Miguilim. Desta forma, o cadastro de uma revista deve ser feito diretamente no Miguilim, e assim que o registro for aprovado ele aparecerá automaticamente nos dois serviços. Somente revistas científicas eletrônicas editadas e publicadas no Brasil podem ser cadastradas. Dentre as revistas científicas brasileiras, qualquer uma pode se cadastrar, independente da área de conhecimento. No entanto, todo cadastro é sujeito à aprovação.
Conheça os critérios básicos para cadastro no Miguilim
Próximos Passos
Com a modernização do Diadorim e o lançamento do Miguilim, o foco agora será na atualização constante dos dados das revistas pelos editores científicos. A equipe técnica do Ibict está adotando diversas estratégias para contatar e apoiar os editores nesse processo contínuo de atualização.
Conheça os Serviços
- Miguilim: https://miguilim.ibict.br/
- Diadorim: https://diadorim.ibict.br/vufind/