Periódico Eletrônico - o seu blog sobre periódicos científicos eletrônicos

Conheça o identificador único internacional para instituições de pesquisa (ROR)

Na semana passada apresentamos alguns identificadores comuns da publicação científica, como DOI, ORCID, ISBN, ISSN, etc. Um dos identificadores apresentados foi o ROR, que significa Research Organization Registry, ou Registro de Organização de Pesquisa, em tradução livre. No post de hoje vamos aprofundar um pouco mais sobre o que é essa sigla, como você pode registrar ou verificar se sua instituição é registrada e sobre o plugin ROR para OJS.


Navegue pelo texto:


Para que serve o ROR?

As instituições não são entidades estáticas. Não raro, podem mudar de nome, fundir-se com outras instituições, dividir-se, fechar e reabrir, o que dificulta a conexão das organizações de pesquisa aos resultados de pesquisa e aos pesquisadores. Um identificador persistente para organizações de pesquisa contribui para solucionar problemas decorrentes dessa dinâmica organizacional. 

O Research Organization Registry (ROR) é um registro único internacional para organizações de pesquisa, padronizado pelos esforços da California Digital Library, Crossref e DataCite que trabalham diretamente com identificadores abertos persistentes. O ROR torna mais fácil para qualquer pessoa ou sistema eliminar a ambigüidade de nomes de instituições e conectar organizações de pesquisa a pesquisadores e resultados de pesquisa.

O ROR é o primeiro e único identificador aberto de organização disponível, focado especificamente na identificação de afiliações em metadados acadêmicos, desenvolvido como uma iniciativa comunitária para atender casos de uso da comunidade e projetado para ser integrado em infraestruturas acadêmicas abertas. É o identificador padrão suportado nos metadados Crossref, DOI e ORCID.

Onde o ROR é utilizado?

O ROR é utilizado em sistemas de publicação de periódicos, repositórios de dados, plataformas de financiamento e gerenciamento de subsídios, fluxos de trabalho de acesso aberto e outros componentes de infraestrutura de pesquisa para eliminar a ambiguidade de afiliações institucionais, melhorar a descoberta e o rastreamento de resultados de pesquisa por afiliação e facilitar fluxos de trabalho de publicação de acesso aberto, entre outros usos. casos.

Não há taxas para acessar e usar o ROR. Os dados ROR estão disponíveis de forma livre e aberta, sem quaisquer restrições sob a dedicação do Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain. Além disso:

  • ROR é uma iniciativa e serviço colaborativo e de infraestrutura aberta. 
  • A ROR não é uma organização independente ou entidade legal. 
  • A ROR está comprometida em seguir os Princípios de Infraestrutura Acadêmica Aberta (POSI).
  • O ROR não pode ser governado, adquirido, controlado ou vendido a uma entidade comercial.
  • As organizações que regem o ROR concordam em não transferir o controle de qualquer aspecto do ROR ou do sistema ROR para uma entidade comercial.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQU_zvKDRXOFY56Zq6gAZyWBXWivQxPyDgAVP18bYDpNTgrM2pQFz4EzNc6I44kgTmhoVqkTJfef-HN/pubchart?oid=1786924431&format=interactive

Como obter ou atualizar um registro ROR para minha instituição?

O processo de registro e manutenção de identificadores ROR é diferente dos fluxos de trabalho para identificadores DOI e ORCID, onde o próprio usuário pode gerar os seus registros. Os registros de identificadores ROR são criados e mantidos por meio de um processo de curadoria centralizado e baseado na comunidade.

Qualquer pessoa pode sugerir acréscimos ou atualizações a um registro ROR. Você não precisa ser afiliado a uma organização, como no caso do DOI/Crossref, para registrar uma instituição ou sugerir alterações no registro de uma organização no ROR.

  • Para verificar se sua instituição já possui registro ROR, acesse ror.org/search
  • Para registrar ou solicitar atualizações a um registro ROR, basta preencher o formulário (em inglês)

Quais instituições podem obter um registro ROR?

O ROR concentra-se principalmente na identificação e listagem de organizações globais de “alto nível” (organizações-mãe) que os pesquisadores citam como afiliação. Para atender à definição de entidade de “alto nível”, uma organização deve ter um grau razoável de independência de qualquer organização controladora ou relacionada.

Os tipos comuns de entidades que estão no escopo do ROR incluem:

  • Universidades e faculdades
  • Empresas envolvidas em pesquisas
  • Fundações privadas e agências governamentais
  • Hospitais e centros de saúde
  • Laboratórios
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Institutos de pesquisa
  • Instalações de pesquisa

Plugin ROR no Open Journal System (OJS)

A partir da versão 3.2.x do OJS, o plugin ROR passou a estar disponível na galeria de plugins do sistema. Ao habilitá-lo em seu OJS, quando o usuário preencher o campo de afiliação nos metadados de um autor, o campo abrirá um menu de salto, semelhante a um recurso de autocompletar, com sugestões de instituições já cadastradas na base de dados ROR. Identificando sua instituição, basta selecionar que este metadado terá o identificador único da organização.

Além disso, na visualização pública do artigo pelo OJS sob autoria de um usuário que forneceu uma afiliação com Research Organization Registry, o OJS inserirá o logotipo do ROR, semelhante ao logotipo do ORCID quando o autor o informa.

Para habilitar o plugin ROR em seu OJS, acesse Configurações > Website > Plugins > Galeria de Plugins e localize pelo plugin Research Organization Registry(ROR) Plugin, conforme a imagem abaixo:

Conclusão

O Research Organization Registry (ROR) entra em atividade em 2019, na esteira das iniciativas de interoperabilidade entre sistemas de informação de Acesso Aberto, oferecendo identificadores únicos para organizações de pesquisa em um cenário dinâmico e em constante transformação. Ao proporcionar estabilidade em um mundo de mudanças institucionais, o ROR não apenas resolve desafios de ambiguidade, mas também integra-se de maneira harmoniosa às infraestruturas acadêmicas abertas, promovendo uma comunicação mais clara, rastreável e colaborativa. O compromisso com a acessibilidade e governança aberta posiciona o ROR como uma ferramenta essencial para a transparência e a conectividade no ecossistema global de pesquisa.


Cadastre-se em nosso informativo para ficar por dentro dos textos que publicamos em nosso blog.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário


Referências

ROR, Research Organization Registry. https://ror.org/

Atualizado em Sexta, 01 Dezembro 2023 06:27
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, fundador e diretor executivo da GeniusDesign e consultor OJS há mais de 10 anos.

Somos uma editora especializada em OJS e periódicos científicos

O Peletron é um blog mantido pela GeniusDesign, uma editora especializada em Open Journal System, dedicada a oferecer soluções tecnológicas, operacionais e editoriais para periódicos científicos.

Fiocruz
Revista Abralin
Sesi Sp Editora
Cadlin
Farmanguinhos
Associação Brasileira de Criminalística
Blog Periódico Eletrônico

Peletron - Periódico Eletrônico

CNPJ: 27.339.106/0001-70