O primeiro número especial da Revista Peletron será lançado em agosto e abordará “a realidade e os desafios dos periódicos de pesquisa brasileiros”, a partir de relatos de experiência de editores de periódicos nacionais.
Para complementar a exploração dessa temática, a GeniusDesign publicará uma série de entrevistas com editores de revistas atendidas pela editora.
Nossa primeira entrevista será com o Prof. Dr. Marcelo Fiche, Editor-Chefe da Revista Cadernos de Finanças Públicas, pertencente à Secretaria do Tesouro Nacional.
Entrevista
![]() |
Dr. Marcelo Fiche
|
Eugênio Telles: Caro Prof. Marcelo, primeiramente gostaríamos de manifestar nossa gratidão e honra em tê-lo como nosso primeiro entrevistado. Conte-nos um pouco sobre como surgiu a revista Cadernos de Finanças Públicas e qual o posicionamento do periódico.
Marcelo Fiche: A Revista Cadernos de Finanças Públicas foi criada em 2000 por iniciativa da Escola de Administração Fazendária – ESAF. Desde então, a revista tem desempenhado um papel fundamental no debate público sobre finanças públicas, contribuindo para a disseminação de conhecimento e fomentando discussões essenciais para o desenvolvimento nacional. Seu posicionamento é agregar valor ao debate público aberto, abordando temas críticos de finanças públicas e promovendo a pesquisa aplicada nesse campo.
Telles: Quantos e quais são os profissionais que integram hoje a revista?
Fiche: Atualmente, a revista conta com um editor-chefe e uma dedicada equipe de revisores voluntários. Estes profissionais trazem uma diversidade de experiências e conhecimentos que enriquecem o processo de revisão e garantem a qualidade dos artigos publicados.
Telles: Como foi a sua trajetória até se tornar editor-chefe da revista?
Fiche: Minha trajetória é marcada por uma ampla experiência acadêmica e profissional. Sou Pós-Doutor pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Políticas Públicas, e Doutor em Economia Aplicada pela UNB. Tenho um Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Ao longo da minha carreira, ocupei diversos cargos gerenciais no setor público, incluindo posições no Ministério da Fazenda e na ANVISA. Também atuei como pesquisador associado no Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da UNB e como docente e coordenador na Universidade Católica de Brasília. Atualmente, sou Diretor Presidente da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação. Minha atuação em pesquisa foca no setor público, inovação e energias renováveis.
Telles: De que maneira a revista faz a diferença na sua área temática?
Fiche: A revista faz a diferença ao abordar a necessidade urgente de um debate aprofundado sobre finanças públicas no Brasil, um tema que muitas vezes não recebe a devida atenção. Ao promover e disseminar pesquisas de alta qualidade, a revista contribui significativamente para o desenvolvimento nacional, oferecendo insights valiosos e soluções práticas para os desafios econômicos e financeiros do país.
Telles: Qual foi o maior desafio superado pela revista até aqui e como foi todo esse processo de superação?
Fiche: O maior desafio foi captar um número significativo de artigos de alta qualidade. Superamos esse desafio através da construção de uma rede de colaboradores dedicados e do incentivo à submissão de trabalhos relevantes e inovadores. A implementação de um sistema de submissão online também facilitou esse processo, tornando mais eficiente a gestão e a revisão dos artigos recebidos.
Telles: Qual ou quais são os desafios ainda existentes para a revista alcançar o seu próximo nível ou objetivo?
Fiche: Um dos principais desafios é estabelecer uma parceria com uma editora internacional renomada, como a Emerald. Esta colaboração é crucial para elevar o padrão editorial da revista, melhorar a visibilidade internacional e atender aos critérios de qualidade exigidos pelo Qualis para alcançar o nível B1.
Telles: Quais conselhos você daria a alguém que gerencia ou gostaria de lançar um periódico científico?
Fiche: Meu conselho é assegurar o apoio da academia, envolvendo professores e pesquisadores experientes. Também é fundamental estabelecer um conselho editorial diversificado e competente, além de contar com um time de revisores qualificados. Esses elementos são essenciais para garantir a qualidade e a credibilidade do periódico científico.
Telles: Professor, muito obrigado pela sua participação em nossa entrevista e confiança no trabalho da GeniusDesign. Em nome de toda editora, desejamos sucesso à Revista Cardernos de Finanças Públicas e à sua trajetória profissional, além de saúde e paz.
Conheça a Revista Cadernos de Finanças Públicas
- Visite o site → https://publicacoes.tesouro.gov.br/index.php/cadernos
O prazo para submissão ao Número Especial da Revista Peletron está chegando ao fim (30/06/2024)! Participe desse levantamento e submeta o relato de experiência sobre sua revista. Mais informações aqui.