Periódico Eletrônico - o seu blog sobre periódicos científicos eletrônicos

Gráfico de estatísticas na página do artigo: como habilitar no OJS

Os recursos de estatísticas do OJS permitem que você visualize e apresente diferentes métricas relativas à atividade, acesso e downloads de vários aspectos do seu site, incluindo visualizações de artigos e resumos, atividade editorial e de revisão e contagens de usuários separadas por função.

O acesso a essas métricas pode ser feito internamente, por um usuário gerente ou editor logado, mas também externamente, através da exibição de gráficos estatísticos nas páginas dos artigos.

É sobre esta última possibilidade, de exibir gráficos estatísticos nas páginas dos artigos, que trataremos neste artigo.

Como habilitar gráfico de estatísticas na página do artigo

OJS =< 3.3

Até a versão 3.3 do OJS, o plugin que controla a exibição das métricas de downloads na página do artigo era controlado na página de plugins do OJS, seguindo pelo caminho: menu lateral - Configurações > Website > Plugins > Estatísticas de uso.

Este é um plugin nativo, sem a possibilidade de ser removido ou desabilitado. No entanto, a exibição das métricas para o leitor, portanto, na página do artigo, é opcional.

Para habilitar o plugin, siga o caminho descrito acima e clique na seta ► ao lado do nome do plugin Estatísticas de uso e, em seguida, no link Configurações.

Opções de configuração do plugin de Estatísticas de uso no OJS 3.3Opções de configuração do plugin de Estatísticas de uso no OJS 3.3

A janela acima será exibida, apresentando as opções de configuração do plugin. Você poderá:

  • Habilitar a exibição do gráfico de estatísticas para o leitor, na página do artigo (o padrão desta opção é desabilitado)
  • Selecionar o tipo de gráfico que deseja exibir (barra ou linha)
  • Definir o número máximo de dados para apresentar ao mesmo tempo para um ponto do eixo x-específica. O PKP sugere um valor entre 3 e 5.

Ao salvar as opções acima, o gráfico de estatísticas será exibido na página do artigo.

OJS 3.4

Na versão mais recente do OJS, a 3.4, o caminho para habilitar este recurso é mais simples, pois está disponível nas opções de aparência do tema padrão.

Para habilitá-lo, basta acessar o menu lateral - Configurações > Website > Aparência > Tema, localizar, ao final da página, o bloco de Opções de visualização de estatísticas de uso e marcar a opção desejada, se para exibir o gráfico de barras ou de linha.

Opção para habilitar a exibição de gráfico de estatísticas no OJS 3.4 (tema padrão)Opção para habilitar a exibição de gráfico de estatísticas no OJS 3.4 (tema padrão)

Outras opções de exibição de estatísticas

Além do plugin acima mencionado, há ainda outras opções que podem ser implementadas no OJS para exibição de métricas de citação e altmétricas. Das opções abaixo, o PlumX possui um plugin integrado disponível na Galeria de Plugins do OJS (Configurações > Website > Plugins > Galeria de Plugins) que pode ser facilmente instalado. Os demais precisarão de implementação específica diretamente no código fonte do plugin de tema.

Importante salientar que para a utilização adequada dos plugins abaixo é necessário que os artigos possuam DOI ativo.

É a partir do número DOI que as métricas são processadas. Saiba mais como funciona o DOI neste artigo.

PlumX

Exemplo de visualização do widget PlumXExemplo de visualização do widget PlumX

As métricas PlumX fornecem insights sobre como as pessoas interagem com peças individuais de resultados de pesquisa (artigos, anais de conferências, capítulos de livros e muito mais) no ambiente online. Os exemplos incluem quando a pesquisa é mencionada nas notícias ou incluída em uma citação política. Conhecidas coletivamente como PlumX Metrics, essas métricas são divididas em cinco categorias para ajudar a compreender as enormes quantidades de dados envolvidas e para permitir a análise comparando iguais.

Para mais informações, acesse: https://plumanalytics.com/learn/about-metrics/

Dimensions

Exemplo do badge DimensionsExemplo do badge Dimensions

Dimensions é uma plataforma de insights de pesquisa que reúne informações sobre financiamento, publicações, políticas, patentes e subsídios. O Dimensions Badge oferece uma maneira fácil e gratuita para pesquisadores e instituições acadêmicas mostrarem o número de citações que suas publicações receberam.

Para mais informações, acesse: https://badges.dimensions.ai/

scite_

Exemplo de visualização de badge sciteExemplo de visualização de badge scite

scite é uma organização sediada no Brooklyn que ajuda pesquisadores a descobrir e avaliar melhor artigos científicos por meio de Citações Inteligentes – citações que mostram o contexto da citação, descrevem se o artigo apoia, menciona ou contrasta as afirmações citadas e um rótulo indicando em qual seção a citação foi feita.

Para mais informações, acesse: https://scite.ai/badge

Altmetrics

Quer demonstrar o alcance e a influência do seu trabalho para seus colegas e visitantes da página da web? É rápido e fácil adicionar os emblemas Altmetric à sua página pessoal ou lista de publicações. Os visitantes da sua página poderão clicar nos donuts para acessar a página Altmetric Details completa , onde poderão explorar todas as menções e compartilhamentos on-line originais do seu trabalho.

Para mais informações, acesse: https://badge-docs.altmetric.com/getting-started.html

Se você precisar de uma solução para implementar essas e outras personalizações, consulte o serviço de Customização de Tema OJS, da GeniusDesign.

Conclusão

Os gráficos de estatísticas de uso exibidos na página do artigo para o leitor podem ser muito úteis para que os próprios autores verifiquem online como está o alcance e o engajamento com o trabalho publicado, sem a necessidade de solicitar ou aguardar qualquer relatório por parte da equipe editorial.


Referências

  1. About PlumX Metrics - Plum Analytics. https://plumanalytics.com/learn/about-metrics/. Acesso em 7 de março de 2024.
  2. Dimensions Badges. https://badges.dimensions.ai/. Acesso em 7 de março de 2024.
  3. “Scite Badge Documentation”. Scite.Ai, https://scite.ai. Acesso em 7 de março de 2024.
  4. "Introduction - Altmetric Badges 1.0 documentation". Altmetric. https://badge-docs.altmetric.com/getting-started.html. Acesso em 7 de março de 2024.
Cadastre-se em nosso informativo para ficar por dentro dos textos que publicamos em nosso blog.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Atualizado em Quinta, 11 Abril 2024 08:45
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, fundador e diretor executivo da GeniusDesign e consultor OJS há mais de 10 anos.

Somos uma editora especializada em OJS e periódicos científicos

O Peletron é um blog mantido pela GeniusDesign, uma editora especializada em Open Journal System, dedicada a oferecer soluções tecnológicas, operacionais e editoriais para periódicos científicos.

Fiocruz
Revista Abralin
Sesi Sp Editora
Cadlin
Farmanguinhos
Associação Brasileira de Criminalística
Blog Periódico Eletrônico

Peletron - Periódico Eletrônico

CNPJ: 27.339.106/0001-70