O DOAJ anunciou novas iniciativas para fortalecer a pesquisa em acesso aberto, com foco em infraestrutura e dados abertos. Em 19 de novembro de 2025, a organização informou ter disponibilizado no Zenodo arquivos históricos em CSV, com DOI, cobrindo 2003 a 2025, para permitir rastreabilidade e citação de versões específicas do banco que é continuamente atualizado.
Também criou um grupo no Zotero para reunir publicações que utilizam dados do DOAJ, convidando a comunidade a acrescentar estudos e a depositar, no repositório do Zenodo, os conjuntos de dados que baixarem do “data dump” público. Todos os arquivos são liberados sob licenças CC BY e passam por verificação para garantir que contêm apenas dados do DOAJ.
As ações alinham-se ao recente re-compromisso com os Princípios de Infraestrutura Aberta para a Comunicação Científica, reforçando transparência, boas práticas de dados e sustentabilidade. A instituição incentiva pesquisadores a contribuir com datasets carimbados no tempo e a compartilhar evidências de uso dos dados para aprimorar o serviço e mapear tendências na comunicação científica.
Fonte: DOAJ Blog
Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial e revisado pelo autor.
Confira nossa Política de Uso de IA.
Deseja divulgar a sua revista científica ou notícia gratuitamente no Periódico Eletrônico? Envie um email para Nossa newsletter agora está no Substack e você pode se inscrever gratuitamente para recebê-la diretamente em seu email, ler no app e acessar todo o conteúdo do ecossistema Peletron!Assine nossa newsletter