Crossref e DOAJ compartilham o objetivo de incentivar a disseminação e o uso da pesquisa acadêmica usando tecnologias online e trabalhar com redes regionais e internacionais, parceiros e comunidades de usuários para alcançar seus objetivos de construir capacidade institucional e sustentabilidade local.
Ambas as organizações concordaram em trabalhar juntas em 2021 de diversas maneiras, mas principalmente para incentivar a disseminação e uso de pesquisa acadêmica usando tecnologias online, e redes regionais e internacionais, parceiros e comunidades, ajudando a construir capacidade institucional e sustentabilidade local ao redor do mundo. Desta parceria destacam-se os seguintes resultados:
- DOAJ adicionou suporte para XML do Crossref para facilitar aos editores o envio de metadados;
- Colaboração mais próxima entre o suporte ao cliente/membro em ambas as organizações, facilitando aos editores e editores de revistas navegar nas tecnologias de ambos os serviços;
- Lançamento do PLACE: um "balcão único" para informações de apoio aos editores na adoção das melhores práticas desenvolvidas pela indústria (junto com outros parceiros)
- Uma análise piloto de lacunas das revistas no DOAJ, com a possibilidade de ajudá-las a começar a usar e resolver DOIs.
Ginny Hendricks, Diretora de Relações com Membros e Comunidade do Crossref, destacou: "Nossas colaborações com o DOAJ até agora confirmaram nosso objetivo compartilhado de tornar o sistema global de comunicação acadêmica mais equitativo sempre que possível. Nossos projetos conjuntos visam buscar e desenvolver suporte para revistas com recursos limitados de várias maneiras. O trabalho do DOAJ é fundamental para ajudar as revistas a desenvolverem boas práticas, enquanto o Crossref oferece uma infraestrutura aberta para garantir que todas as revistas possam ser incluídas e descobertas no registro acadêmico global."
O novo acordo, assinado em março, mudará ligeiramente o foco inicial para construir sobre as colaborações existentes, especialmente em torno de metadados. Uma das seções principais do Memorando de Entendimento (MOU) é aprimorar o suporte para as revistas de menor recursos, incluindo:
- Atribuir DOIs e depositar os metadados no Crossref
- Encontrar maneiras de melhorar a experiência de aplicação no DOAJ para ajudá-las a serem indexadas
- Coletar e ingerir seus metadados do Crossref no DOAJ
- Ajudá-las a serem preservadas via JASPER ou iniciativas similares
- Ajudar a identificar outros parceiros locais, como Organizações Patrocinadoras do Crossref, para apoiar o uso dos serviços do Crossref
"Estamos muito satisfeitos em fortalecer ainda mais nossa já excelente relação de trabalho. Tanto o Crossref quanto o DOAJ são essenciais para a descoberta acadêmica, então essa parceria é natural. Ajudar as revistas a alcançarem padrões mais elevados e serem indexadas para aumentar sua visibilidade global é o cerne de nossa estratégia. Este acordo abre novas possibilidades para a comunidade se concentrar em apoiar essas revistas e a pesquisa que publicam", afirmou Joanna Ball, Diretora Administrativa do DOAJ.
Fonte: Crossref