Você é editor e está lançando um novo periódico, mas não sabe como adquirir o ISSN para a sua publicação? Neste artigo você irá descobrir o que é e como solicitar o ISSN, registro fundamental para identificar publicações periódicas e atender pré-requisitos para indexações e atribuição de DOI.
O que é o ISSN?
O ISSN, sigla para International Standard Serial Number (“Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas”, em português), é um código numérico único e exclusivo atribuído a publicações seriadas, como revistas científicas, anais de eventos, publicações de divulgação, dentre outras, para identificá-las internacionalmente e individualizar o seu título durante todo o seu ciclo de vida, desde o lançamento até o seu encerramento.
O código ISSN é composto por dois grupos de quatro dígitos numéricos ligados por um hífen e precedidos pela sigla ISSN e um espaço (exemplo: ISSN 1018-4783). Uma revista que utilize, por exemplo, versões online e impressa, deverá solicitar um ISSN para cada tipo de suporte, e assim deverá fazê-lo para cada outro suporte ou idioma existente. Uma vez atribuído, o ISSN deverá aparecer em cada exemplar da publicação.
No Brasil, a atribuição de ISSN é uma responsabilidade exclusiva do Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN), ligado ao IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
A atribuição de ISSN para periódicos não é obrigatória, mas é de grande importância para a sua visibilidade, pois garante a sua identificação internacional e a sua elegibilidade para diversas bases indexadoras e bibliotecas.
Para solicitar o ISSN para sua publicação, uma série de requisitos de documentação e informação devem ser atendidos e para isso nós criamos um ebook gratuito para te ajudar na hora de solicitar o ISSN do seu periódico.
Depois de atribuído, você poderá consultar o ISSN da sua revista em https://portal.issn.org/.