O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou ontem, 10 de dezembro de 2025, a nova edição da Revista de Defesa da Concorrência (RDC). A publicação reúne estudos que refletem debates atuais de concorrência, com contribuições de direito, economia, tecnologia e políticas públicas.
A edição abre com um estudo internacional de Alba Ribera Martínez sobre interoperabilidade e regulação digital no contexto do Digital Markets Act, e avança por temas como sustentabilidade e políticas antitruste, usinas virtuais no setor elétrico, impactos regulatórios em companhias abertas e efeitos do crescimento de plataformas digitais sobre a formulação de políticas concorrenciais. Há ainda análises empíricas e normativas sobre cartel de GLP, privacidade em atos de concentração, enquadramento de lavagem de dinheiro para leniência e desafios de responsabilização em algoritmos autônomos de precificação.
O ciclo editorial de 2025 é marcado pela atualização do Open Journal Systems, que moderniza fluxos e reforça transparência, e pela digitalização integral das edições impressas da antiga Revista de Direito Econômico (1995–2002). Em novembro, a RDC recebeu o Selo Revista Diamante do Miguilim/Ibict, reconhecimento por altos padrões de qualidade editorial e ciência aberta.
A edição está disponível no site da RDC.
Fonte: Cade
Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial e revisado pelo autor.
Confira nossa Política de Uso de IA.
Deseja divulgar a sua revista científica ou notícia gratuitamente no Periódico Eletrônico? Envie um email para Nossa newsletter agora está no Substack e você pode se inscrever gratuitamente para recebê-la diretamente em seu email, ler no app e acessar todo o conteúdo do ecossistema Peletron!Assine nossa newsletter